Formada por diversas ilhas e pequenas comunidades rurais tem toda sua cultura particular desde a pesca artesanal, plantio de mandioca para a produção de farinha até os bailes de fandango.
A região conta com a maior faixa contínua de Mata Atlântica do Brasil, formada junto com municípios vizinhos.
Em toda sua extensão, Guaraqueçaba é uma APA - Área de Proteção Ambiental e, dentro da APA temos ainda o Parque Nacional de Superagui, formado pela Ilha das Peças, Ilha de Superagui, Ilha dos Pinheiros e alguns locais do continente, como o Rio dos Patos.
As belezas naturais da região são inúmeras: rios cristalinos, cachoeiras, manguezais, praias desertas, trilhas e mirantes...
Os visitantes podem ainda, provar os pratos regionais nos restaurantes locais, os mais apreciados são frutos do mar e peixes, podem ainda assitir a uma apresentação cultural ou mesmo curtir um baile de fandango!
Como chegar:
De carro pela BR 277:
Saindo de Curitiba em direção ao litoral no km 30, pegar a estrada PR-408 em direção a Morretes/ Antonina. Antes de chegar em Antonina, pegar a PR-440, sentido Cacatu e Guaraqueçaba. Um pouco mais adiante pegar a PR-405, sentido Guaraqueçaba seguindo por cerca de 80 km em estrada de terra, percurso que leva em torno de três horas.
De ônibus:
Diariamente saem ônibus, para Guaraqueçaba pela empresa Viação Graciosa, Horário : Curitiba as 7:oo horas e de Paranaguá as 17:00
Barcos
Paranaguá/Guaraqueçaba:
Diariamente as 9:00 horas - Trapiche próximo a rodoviária, direto;
Seg a sab. : 13:00 horas do trapiche central, com parada na Ilha das Peças.
Guaraqueçaba/Paranaguá:
Diariamente as 14:00 horas, no trapiche central, direto.
Seg a sab: 06:00 horas, no trapiche central, com parada na Ilha das Peças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário